BASTA! ūüď£ FOSPERJ re√ļne entidades para organizar a√ß√Ķes contra o "pacote de maldades" do governo

O F√≥rum Permanente dos Servidores P√ļblicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), preocupado com o pacote de maldades do governo contra o servi√ßo p√ļblico do estado, reuniu, hoje (26/04), 30 entidades do servi√ßo p√ļblico estadual para debater a√ß√Ķes de valoriza√ß√£o dos servidores em meio a esse cen√°rio cada vez mais catastr√≥fico.

ūüö® O pacote de maldades contra os servidores contempla, sobretudo, a privatiza√ß√£o da CEDAE e a renova√ß√£o do Regime de Recupera√ß√£o Fiscal (RRF), pautas extremamente urgentes. O RRF exige a extin√ß√£o de tr√™s direitos importantes dos servidores: tri√™nios, licen√ßas e promo√ß√Ķes. O novo regime tamb√©m pode deixar os servidores sem aumento at√© 2031.

‚ö†ÔłŹ Al√©m desses, o pacote considera a Reforma da Previd√™ncia do estado, que abrange o aumento da idade e do tempo de contribui√ß√£o para a previd√™ncia, e a Reforma Administrativa (PEC n¬ļ 32/2020), que est√° batendo na porta para tramita√ß√£o no Congresso Nacional.

Para esclarecer sobre as quest√Ķes relacionadas ao RRF, o FOSPERJ contou com a presen√ßa de Paulo Lindesay, diretor da Executiva Nacional da ASSIBGE-SN e coordenador do N√ļcleo da Auditoria Cidad√£ no Rio de Janeiro, e de Cid Cordeiro Silva, consultor econ√īmico de sindicatos dos trabalhadores.

‚úäūüŹĹ Lutas priorit√°rias do FOSPERJ:

1. Não à privatização da CEDAE

2. Vacinação para toda população do Rio de Janeiro

3. PCCS da Sa√ļde

4. Recomposição inflacionária

‚úĒÔłŹ Encaminhamentos:

- Apoio aos atos conjuntos do dia 1¬ļ de maio (s√°bado). Carreata √†s 9h em frente √† CEDAE. Ato virtual da CSP √†s 11h. Ato presencial √†s 16h, na Central do Brasil, coordenado pela FIST.

- Apoio ao Ato presencial nas escadarias da Alerj contra a privatização da Cedae, a partir das 9h, no dia 29/04, próxima quinta-feira. Levar um quilo de alimento para doação.

- Encaminhar por e-mail dos líderes, pedindo acesso à sala do Zoom para poder participar da reunião do Colégio de Líderes, no dia 27 de abril (terça-feira), a partir das 9h.

- Press√£o virtual nos e-mails para deputados federais sobre a PEC n¬ļ 32 (Reforma Administrativa).

- Construir um seminário regional, integrado e interdisciplinar, com representantes do governo, acadêmicos e demais profissionais que estejam envolvidos e possam colaborar para o debate sobre o Desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro: o que está em jogo?.

- Criar um coletivo jur√≠dico dos sindicatos e associa√ß√Ķes integrantes do FOSPERJ e dos parlamentares para que tragam solu√ß√Ķes jur√≠dicas em meio ao desmonte.

- Intensificar press√£o em cima dos parlamentares sobre as privatiza√ß√Ķes e reformas. Pressionar os deputados a tomarem atitudes em meio ao desmonte. Podemos utilizar diversas ferramentas, como os e-mails, e, ainda, pressionar presencialmente os parlamentares como j√° foi feito anteriormente. Criar uma Frente Parlamentar suprapartid√°ria estadual.

- Construir o Painel de acompanhamento de vota√ß√£o da C√Ęmara Federal, juntamente com outra entidades, em caso da n√£o suspens√£o da tramita√ß√£o da PEC n¬ļ 32.

- Escrever uma cartilha sobre o pacote de maldades para orientar servidores sobre como lidar com a carreira em meio ao desmonte, com base no documento enviado pelo Paulo Lindesay.

- Buscar apoio de outras entidades representantes de grandes categorias, que ainda n√£o comp√Ķem o FOSPERJ.

- Criar comissão para discutir propostas e alternativas jurídicas em meio ao desmonte.

ūüė∑ ATEN√á√ÉO! Ao comparecer aos atos presenciais, n√£o se esque√ßa do uso de m√°scaras, √°lcool gel e manter o distanciamento social. Cuide de sua sa√ļde!

ūüóíÔłŹ Lista de presen√ßa:

1. SindCecierj

2. Asfiperj