Ā

BASTA! šŸ“£ FOSPERJ reĆŗne entidades para organizar aƧƵes contra o "pacote de maldades" do governo

O FĆ³rum Permanente dos Servidores PĆŗblicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), preocupado com o pacote de maldades do governo contra o serviƧo pĆŗblico do estado, reuniu, hoje (26/04), 30 entidades do serviƧo pĆŗblico estadual para debater aƧƵes de valorizaĆ§Ć£o dos servidores em meio a esse cenĆ”rio cada vez mais catastrĆ³fico.

šŸšØ O pacote de maldades contra os servidores contempla, sobretudo, a privatizaĆ§Ć£o da CEDAE e a renovaĆ§Ć£o do Regime de RecuperaĆ§Ć£o Fiscal (RRF), pautas extremamente urgentes. O RRF exige a extinĆ§Ć£o de trĆŖs direitos importantes dos servidores: triĆŖnios, licenƧas e promoƧƵes. O novo regime tambĆ©m pode deixar os servidores sem aumento atĆ© 2031.

āš ļø AlĆ©m desses, o pacote considera a Reforma da PrevidĆŖncia do estado, que abrange o aumento da idade e do tempo de contribuiĆ§Ć£o para a previdĆŖncia, e a Reforma Administrativa (PEC nĀŗ 32/2020), que estĆ” batendo na porta para tramitaĆ§Ć£o no Congresso Nacional.

Para esclarecer sobre as questƵes relacionadas ao RRF, o FOSPERJ contou com a presenƧa de Paulo Lindesay, diretor da Executiva Nacional da ASSIBGE-SN e coordenador do NĆŗcleo da Auditoria CidadĆ£ no Rio de Janeiro, e de Cid Cordeiro Silva, consultor econĆ“mico de sindicatos dos trabalhadores.

āœŠšŸ½ Lutas prioritĆ”rias do FOSPERJ:

1. NĆ£o Ć  privatizaĆ§Ć£o da CEDAE

2. VacinaĆ§Ć£o para toda populaĆ§Ć£o do Rio de Janeiro

3. PCCS da SaĆŗde

4. RecomposiĆ§Ć£o inflacionĆ”ria

āœ”ļø Encaminhamentos:

- Apoio aos atos conjuntos do dia 1Āŗ de maio (sĆ”bado). Carreata Ć s 9h em frente Ć  CEDAE. Ato virtual da CSP Ć s 11h. Ato presencial Ć s 16h, na Central do Brasil, coordenado pela FIST.

- Apoio ao Ato presencial nas escadarias da Alerj contra a privatizaĆ§Ć£o da Cedae, a partir das 9h, no dia 29/04, prĆ³xima quinta-feira. Levar um quilo de alimento para doaĆ§Ć£o.

- Encaminhar por e-mail dos lĆ­deres, pedindo acesso Ć  sala do Zoom para poder participar da reuniĆ£o do ColĆ©gio de LĆ­deres, no dia 27 de abril (terƧa-feira), a partir das 9h.

- PressĆ£o virtual nos e-mails para deputados federais sobre a PEC nĀŗ 32 (Reforma Administrativa).

- Construir um seminĆ”rio regional, integrado e interdisciplinar, com representantes do governo, acadĆŖmicos e demais profissionais que estejam envolvidos e possam colaborar para o debate sobre o Desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro: o que estĆ” em jogo?.

- Criar um coletivo jurƭdico dos sindicatos e associaƧƵes integrantes do FOSPERJ e dos parlamentares para que tragam soluƧƵes jurƭdicas em meio ao desmonte.

- Intensificar pressĆ£o em cima dos parlamentares sobre as privatizaƧƵes e reformas. Pressionar os deputados a tomarem atitudes em meio ao desmonte. Podemos utilizar diversas ferramentas, como os e-mails, e, ainda, pressionar presencialmente os parlamentares como jĆ” foi feito anteriormente. Criar uma Frente Parlamentar suprapartidĆ”ria estadual.

- Construir o Painel de acompanhamento de votaĆ§Ć£o da CĆ¢mara Federal, juntamente com outra entidades, em caso da nĆ£o suspensĆ£o da tramitaĆ§Ć£o da PEC nĀŗ 32.

- Escrever uma cartilha sobre o pacote de maldades para orientar servidores sobre como lidar com a carreira em meio ao desmonte, com base no documento enviado pelo Paulo Lindesay.

- Buscar apoio de outras entidades representantes de grandes categorias, que ainda nĆ£o compƵem o FOSPERJ.

- Criar comissĆ£o para discutir propostas e alternativas jurĆ­dicas em meio ao desmonte.

šŸ˜· ATENƇƃO! Ao comparecer aos atos presenciais, nĆ£o se esqueƧa do uso de mĆ”scaras, Ć”lcool gel e manter o distanciamento social. Cuide de sua saĆŗde!

šŸ—’ļø Lista de presenƧa:

1. SindCecierj

2. Asfiperj