Reunião SINDETRAN com a nova Presidência do DETRAN e equipe

Estivemos reunidos hoje (07/10) com o novo Presidente do DETRAN/RJ, Adolpho Konder e mais uma vez levamos à administração da autarquia a situação calamitosa na qual os servidores se encontram e que nos leva ao cenário de insustentabilidade. Passamos a relatar os principais temas tratados:

Meritocracia: Dado ao fato da sua posse recente, o Presidente ainda não possui pleno conhecimento dos ritos do processo, bem como das suas últimas movimentações. Comprometeu-se em se inteirar o quanto antes e solicitou aos membros da sua equipe que informe ao sindicato amanhã mesmo sobre os últimos movimentos desse expediente administrativo no que diz respeito à renovação do contrato.

Progressão Funcional: Fizemos um breve resumo do enredo que se tornou essa questão. Reiteramos nosso posicionamento de não enxergar motivos para a solicitação de compensação financeira pelo Conselho do Regime de Recuperação Fiscal.

Auxílio Saúde para Inativos: Mais uma vez levamos ao conhecimento da administração essa injustiça cometida com nossos inativos que ajudaram a construir a história da autarquia e que no momento de suas vidas em que mais precisam, não são acolhidos por esse benefício.

Convocação: Temos um número de vacâncias considerável em nosso quadro funcional e temos candidatos aprovados aguardando convocação. Cientes de que a reposição de vacâncias não fere os termos do RRF, solicitamos ao Presidente que avalie essa questão.

Servidores desviados para a recepção: Entendendo não ser atividade fim o serviço de recepção, relembrando que temos um quadro de servidores pequeno dada às dimensões da autarquia, além das já mencionadas vacâncias, externamos ao presidente a nossa perplexidade em ver os servidores exercendo tal função. A equipe nos informou que a empresa vencedora no processo licitatório está bem próxima de concluir os trâmites para exercer a função. Aproveitando a oportunidade de citar esse tema, urge esclarecer um fato que vem sendo disseminado em grupos de whatsapp: um comunicado precário dos verdadeiros conceitos legais, acompanhado da foto de um servidor chancelada pela logomarca do SINDETRAN. Informamos que esse material não tem o aval do sindicato, principalmente no momento em que expõe, de forma que consideramos maldosa, a imagem de um colega. Acrescentamos que atitudes como essa só demonstram o quanto ainda temos que aprender no que tange o respeito ao próximo e aos interesses coletivos.

Condições de trabalho: É de notório conhecimento as condições precárias de trabalho a que estamos sendo submetidos. Recentemente, questionamos a Diretoria de Habilitação sobre as condições de trabalho nas áreas de exame. Fomos informados que só as áreas que contam com banheiros estão funcionando, devido a falta de banheiros químicos. Porém, temos recebido denúncias de servidores informando que áreas sem banheiro também estão funcionando. Solicitamos ao Presidente que verifique o quanto antes as condições de trabalho, principalmente no que diz respeito às questões de higiene, em virtude de ainda estarmos em período de pandemia.

No mais, saímos da reunião com o compromisso do Presidente em avaliar minuciosamente cada questão com o auxílio da sua equipe.