top of page

Em carta, servidores apresentam propostas para o estado e pedem reunião com Witzel

Categorias estaduais querem abrir diálogo com o governo, compromisso do pagamento em dia e sugerem revisão da política fiscal do Rio


Com a crise do novo coronavírus, o funcionalismo estadual - e de todo o país - tem reforçado a necessidade de se valorizar a prestação de serviços públicos à sociedade, como na área da Saúde. Nesse contexto, o Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado (Fosperj), que conta com 70 entidades, decidiu enviar um ofício ao governador Wilson Witzel com oito sugestões voltadas às categorias (como o pagamento em dia dos salários), ao combate à Covid-19 e à economia fluminense. O documento será enviado hoje à Secretaria da Casa Civil, comandada por André Moura, e ao líder do governo na Alerj, Márcio Pacheco (PSC), para que entreguem ao governador. O fórum também pede uma reunião com Witzel. O ofício virá com uma carta (que o fórum divulgou ontem em suas redes sociais) elogiando "a séria e rápida atuação" do governo no enfrentamento à pandemia, e pedindo reconhecimento do serviço público. No texto, os servidores também afirmam que o funcionalismo do Rio "tem sido penalizado com desconto previdenciário de 14%, congelamento salarial de mais de cinco anos", gerando defasagem de pelo menos 40%. E lamentam a possibilidade levantada no Congresso Nacional de redução de vencimentos de servidores públicos em todo o país, como forma de se economizar recursos.


Isolamento contra Covid-19 e PCCS da Saúde


O fórum pede a manutenção das medidas de prevenção à pandemia, de acordo com as diretrizes da OMS; a implementação do plano de carreiras (PCCS) dos servidores da Saúde; um canal de diálogo com o govern e a garantia de pagamentos em dia. A retomada das negociações por reposição salarial após o término da crise é outra solicitação que consta no documento. Os servidores sugerem ainda a possibilidade de revisão da política fiscal e de contratos do governo, reduzindo-os em até 50%, em casos de obras, além da proteção do patrimônio público, em especial, da Cedae.


Profissionais em primeiro plano Diretor-presidente da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Estado do Rio (Asservisa) e integrante do Fosperj, André Ferraz pede atenção à categoria.

"Não é de hoje que os profissionais de Saúde são bem considerados pela população. Salvar, cuidar e preservar a saúde é missão, mas a valorização desse profissional sempre é colocada em segundo plano", disse ele, pedindo que o poder público dê mais atenção aos servidores da área e sejam colocados em "primeiro plano".

"As pautas da Saúde são históricas: o PCCS, adicionais de insalubridade e noturno e outras. E durante a pandemia temos a necessidade de EPIs (equipamentos de proteção individual) e novos leitos para combatermos um vírus novo e letal. Vamos vencer a Covid-19, mas não podemos perder mais trabalhadores da Saúde por causas inevitáveis. Negociar melhores condições de trabalho é nosso desejo, pois esse investimento será traduzido em melhor atendimento à população", declarou Ferraz.


Diálogo com o setor


Integrante do fórum e presidente da Associação de Servidores do Ministério Público, Flávio Sueth reforça o pedido de conversa com o governo."O governo estadual vem, em geral, aplicando medidas corretas de prevenção e enfrentamento à Covid-19, bem como estabelecendo importante diálogo com diversos setores da sociedade. Nesse sentido, os servidores públicos, que são fundamentais nessa luta, também precisam ser ouvidos", afirmou.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por categorias
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
Fique por dentro
bottom of page