SINDETRAN Presente! - FOSPERJ INFORMA - 04/03/2020

05/03/2020

Reunião do FOSPERJ dá continuidade às ações de mobilização dos servidores

Na tarde desta quarta-feira (04/03), as entidades que integram o Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), se reuniram no auditório do Sindjustiça para continuidade da mobilização em busca de recomposição inflacionária aos servidores públicos de todo o estado. Desde a última reunião, o movimento vem crescendo e já se aproxima de 70 entidades.

O encontro buscou articular as categorias para reunião com o Secretário da Casa Civil, André Moura, marcada para o dia 18/03, data que também acontecerá a Mobilização Nacional em defesa do serviço público. A reunião foi divulgado pela imprensa.

Outro tema central da discussão foi traçar estratégias para que as entidades cobrem do presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), André Ceciliano, que mantenha o compromisso firmado na última reunião: diálogo aberto com os servidores e pautar a derrubada dos vetos das leis 8.730/20 e 8.731/20. As matérias tratam do orçamento do estado do Rio de Janeiro para 2020. É importante a votação dessa pauta para substanciar a recomposição das perdas inflacionárias, previstas no próprio Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e na Constituição Federal. Em reunião com representantes do Fórum, o presidente da Casa se comprometeu com a derrubada dos vetos até a primeira quinzena de março.

Como deliberação, as entidades falaram da importância da votação dos vetos antes da reunião com o Secretário da Casa Civil. Também confirmaram a participação na Mobilização Nacional do dia 18 de março com encaminhamento às respectivas bases para paralisação. Na ocasião o Fórum fará ato unificado na escadaria da Alerj.

Principais passos da luta unificada:

- Já somos aproximadamente  70 integrantes no Fórum e outras entidades estão chegando.

- O grupo definiu produção de material gráfico como faixas, camisetas e adesivos com firmar a identidade visual do Fosperj.

- Fomentar nas categorias os atos do dia 09/03 pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres e do dia 14/03 que marca os dois anos do assassinado da vereadora Marielle Franco.

- Apoio irrestrito de todos à causa dos servidores públicos da saúde (PCCS da Saúde).

- Participação na Mobilização Nacional do Dia 18 de Março com ato na escadaria da Alerj marcado para 10h.

Juntos somos fortes!