A saga do Licenciamento Anual

O SINDETRAN (Sindicato dos Funcionários do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro) vem a público se manifestar quanto aos fatos ocorridos nos últimos tempos relacionados ao licenciamento de veículos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

Ao longo dos últimos meses, principalmente durante o período eleitoral, assistimos as mais diversas vertentes políticas estaduais utilizando o nome do DETRAN/RJ para autopromoção, muitas vezes ludibriando a população quanto aos serviços prestados. Primeiro com a questão das placas Mercosul e agora com a questão vistoria/licenciamento anual. Há que se levar em consideração que o trânsito é matéria de competência da União e que esta vem sendo tratada de forma, algumas vezes leviana na ALERJ.

O resultado disso, estamos vendo agora com a novela que se transformou o licenciamento anual e a emissão de documentos veiculares. Como diz o ditado popular: “panela em que muitos mexem, ou sai insossa, ou sai salgada”. E mais uma vez quem está sendo lesada é a população, que já chegando ao terceiro mês do ano ainda não vê uma definição para o caso. Aliado a isso, temos diversas decisões judiciais que se sobrepõem, acrescentando ainda mais confusão ao enredo.

Para coroar toda a confusão, nos deparamos agora com a paralisação dos serviços de registro de veículos por 10 dias, por conta da falta de cobertura contratual da empresa prestadora de serviços. O DETRAN/RJ que já passou por diversas crises sem nunca ter paralisado os seus serviços, atravessou a grande crise financeira que abalou o nosso Estado, tendo sido um forte pilar de sustentação e que vem ao longo dos anos fomentando diversas políticas públicas, principalmente na área da segurança pública, se vê obrigado a paralisar um serviço de grande relevância para a população, às vésperas do feriado de Carnaval.

O uso indevido do órgão para fins políticos aliado à falta de expertise em trânsito de algumas administrações que estiveram à frente do órgão nos colocaram nessa situação vexatória. Uma possível queda na arrecadação do DETRAN/RJ irá refletir em vários setores do Estado e mais uma vez quem sai prejudicada é a população!