Mensagem: Dia do Trabalho

01/05/2017

O dia 1º de Maio é marcado internacionalmente por vários países que relembram as lutas que a classe trabalhadora travou por seus direitos.

Aqui no Brasil, em 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que trouxe a um único instrumento normativo, o conjuntos de normas criadas desde a revolução de 1930.

As regras permitiram a organização independente dos trabalhadores, inseriram normas de proteção individual e de saúde, e limitaram jornadas excessivas , entre outros aspectos que foram vigentes até a última semana.

Sabemos que hoje, nós trabalhadores brasileiros, enfrentamos um momento delicado de resistência contra a Reforma da CLT, e a retirada de direitos que nos tutelavam diante do empregador. Por este motivo, o 1º de Maio ocorre, este ano, dois dias após da que já é considerada a maior GREVE GERAL da história de nosso país. As manifestações que ocorreram em todo território nacional mostram a aqueles que atentam contra nossos direitos que não conseguiram retirar nossa UNIÃO, e muito menos a nossa FÉ em dias melhores.

O Servidores Públicos estatutários civis no Rio de Janeiro são regidos por uma lei datada de 1979, e atualmente diversas leis se sobrepõem a ela, como o PLP 343, que pretende extinguir o triênio nos igualando aos estatutários da União, mas sem nos igualar em suas vantagens. Concluímos que analogamente, a tendência de redução de direitos do trabalhador é geral.

Que nesse 1º de Maio, possamos nos conscientizar e mobilizar pela defesa de uma sociedade mais justa para aqueles que a constroem com o suor de seu trabalho. Celetistas ou Estatutários.

Que lutemos pela discussão mais ampla dessas alterações, com informação mais clara acerca dos impactos dos itens propostos na prática.

Servidores do Detran, tenhamos um feriado sobretudo de reflexão.

"Uma nova cultura começa quando o trabalhador e o trabalho são tratados com respeito."
(Maximo Gorky)

Feliz dia dos trabalhadores e trabalhadoras.

É o que deseja o SINDETRAN-RJ.